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Hospedagem para posicionar no Google

8 dicas de hospedagem para posicionar melhor o seu site no Google

Todo mundo quer encontrar na internet a solução para as suas necessidades logo de cara. Embora pelo menos 3,5 bilhões de buscas no Google sejam efetuadas todo dia, o agregador de estatísticas Internet Live Stats mostra que, em mais de 90% delas, a segunda página de resultados nem sequer é aberta.

Segundo o Live Stats, quase 2 bilhões de sites estão ativos na rede mundial. Só este número já é suficiente para entender que o site da sua empresa precisa estar especialmente preparado para aparecer nos resultados das pesquisas.

É por isso que as primeiras posições são tão disputadas. Sabendo disso, o Google estabeleceu políticas de ranqueamento, que são usadas para definir quais os sites que vão aparecer primeiro.

Uma delas tem a ver com a hospedagem do seu site. Isso faz muita diferença no posicionamento das suas páginas. Este artigo vai te dar 8 dicas sobre o que fazer para que o seu site não seja só mais um na grande massa digital.

 

Conheça o uptime do servidor

Uptime quer dizer o tempo que o computador que hospeda o seu site está disponível. Os servidores nunca devem ser desligados, mas pode acontecer de ele “cair” por problemas técnicos. Quando este é o caso, é preciso verificar se eles são muito frequentes.

Se forem, talvez o serviço contratado não seja de qualidade. Os servidores precisam passar por manutenção periódica para continuar operantes. A instabilidade de um site é um grande problema, pois o Google tende a desprezar os sites que ficam fora do ar constantemente. Quanto mais acontecer, pior vai ficando a colocação dele.

E além do ranqueamento ficar prejudicado, a taxa de rejeição por parte de quem encontra o site vai aumentar, já que a decepção do usuário é um fator para que ele nunca mais volte e deixe de recomendar a outros.

 

Fique atento à velocidade do site

A velocidade de carregamento é muito relevante para o bom posicionamento. Aliás, é um dos fatores mais importantes. Um estudo do próprio Google apontou que, se um site leva mais do que 3,3 segundos, em média, para carregar, as pessoas costumam abandoná-lo e clicar em outro link.

E mesmo que o site carregue completamente, se ele tiver uma navegação lenta, os visitantes logo desistem dele também. Aí está mais um motivo para que os internautas procurem por um concorrente.

 

Não esqueça dos padrões de segurança

A empresa precisa prezar pela segurança dos seus servidores, ou seja, precisa assegurar o contratante que é à prova de invasões. Porque, se seu site for facilmente crackeado, vai certamente perder posições no ranking. Não abra mão de um provedor seguro, com altos padrões de segurança e especialistas em segurança digital.

 

Exija o uso do certificado SSL

É uma garantia de que o seu site troque informações de forma sigilosa por meio da criptografia, que codifica os pacotes de dados para que eles viajem até o computador de destino em um “idioma” indecifrável e lá sejam reconvertidos para o original. Isto serve para o caso de interceptação de um sistema intruso.

O site que usa o SSL é identificado na barra de endereços do navegador pelo “https://” no começo do endereço URL. Se o seu site não conta com esta sigla, o Google tende a deixá-lo para trás.

 

Investigue o desempenho do servidor

Para uma boa performance, um servidor precisa de uma grande quantidade de memória RAM, processador veloz e uma boa largura de banda. Estes detalhes são importantes porque os robôs de pesquisa do Google desistem de um site facilmente quando o servidor demora para responder. Quanto mais acentuados estes forem os recursos de processamento, melhor. Mas isto se relaciona a um outro ponto importante, que interfere bastante no seu ranqueamento: o tipo de hospedagem.

 

Decida pelo melhor tipo de hospedagem

Existem dois tipos básicos de hospedagem: a compartilhada e a dedicada. A primeira guarda diversos sites em um equipamento só. Assim, eles usam a mesma memória RAM, processador e talvez o mesmo disco. Ou seja, a capacidade de processamento é dividida entre os sites. No caso de acesso simultâneo, a performance pode cair. A hospedagem compartilhada tem um preço menor, e é indicada para os sites menores, que tendem a ter uma quantidade de acessos estável.

Já a hospedagem dedicada reserva toda a capacidade de processamento do servidor a um único site. Isso certamente dá ao portal mais velocidade de carregamento e melhor desempenho geral. Ele tem um custo maior, mas é ideal para sites maiores e que enfrentam picos de acesso ocasionalmente.

 

Saiba onde está o seu servidor

O Google dá preferência a sites que estão geograficamente mais próximos dos usuários. A distância do provedor é um fator considerado pelo buscador porque quanto mais perto ele estiver, é mais rápido e fácil encontrá-lo. O mais apropriado é que ele esteja no mesmo país em que o equipamento que fez a busca está.

 

Dê atenção à largura de banda

Largura de banda é, em termos simples, a capacidade que um sinal tem de transmitir os dados do seu site. É como uma rodovia. Quanto mais larga ela for, mais carros podem passar ao mesmo tempo. Quanto maior a largura da banda, mais informações podem chegar ao computador de quem visita o seu site ao mesmo tempo, o que representa um ganho na velocidade dele.

Se o seu site exige uma largura de banda maior do que sua empresa de hospedagem oferece, você se depara com um dos problemas de que já falamos aqui: ou seu site chega pela metade, ou muito lentamente ou simplesmente não carrega.

Se qualquer uma dessas coisas acontecer, já é motivo suficiente para que a gigantes das buscas comece a empurrar o seu conteúdo para as posições inferiores. E mesmo que o seu portal tenha sido construído com as melhores técnicas de otimização possíveis, isso não vai adiantar nada.

Então, como vimos, existem vários fatores a considerar quando for escolher uma empresa de hospedagem. Mas não se esqueça de uma coisa: o barato sempre sai caro. Tentando economizar, muitos empresários acabam fazendo escolhas ruins e sofrendo as consequências: um mau posicionamento, além da perda de autoridade do site.