hosting image

Como funciona uma hospedagem de sites?

O que é necessário para um site funcionar? Eis a pergunta que muita gente se faz quando surge a ideia de criar um site. O que, de fato, é preciso para ter um site seguro e confiável hoje em dia? O que é hospedagem de site? Nesse artigo iremos ajudar você a entender melhor como isso funciona.

Como funciona na prática?

Resumidamente, quando uma pessoa acessa um site, ou seja, quando ela digita o endereço do site no navegador, o computador do usuário faz uma requisição ao servidor que o site está hospedado, que encontra a página solicitada e envia a resposta de volta para o computador do usuário.

O que é um servidor?

Servidores são computadores com alta capacidade que são projetados para trabalhar de maneira ininterrupta. A principal função dos servidores é prover serviços a outros computadores que são conhecidos como clientes.

Existem vários tipos de servidores, porém o servidor que faz um site funcionar é o Servidor Web. O Servidor Web armazena os arquivos dos sites e disponibiliza para que os usuários possam acessá-los através da Internet. Um único servidor pode hospedar milhares de sites.

Atualmente, a grande maioria dos Servidores Web ficam alocados em locais chamados data centers.

O que são data centers?

Data Centers são prédios construídos para abrigar de modo eficiente um grande número de servidores físicos. Um único data center pode abrigar centenas e até milhares de servidores.

Esses data centers possuem um ambiente totalmente controlado para garantir o bom funcionamento dos servidores sem interrupções. As principais características destes data centers são: fornecimento ininterrupto de energia, sistemas de ar condicionado para controle de temperatura e umidade, sistemas de combate a incêndio, além de múltiplos links de conexão com a internet.

Quais os principais recursos de uma hospedagem de site?

Armazenamento

O armazenamento se refere ao espaço em disco para armazenar os arquivos do site. Quanto mais páginas, imagens ou vídeos um site tiver, mais espaço em disco será necessário para armazenar esses arquivos.

Os arquivos são armazenados em discos rígidos. Os discos rígidos utilizados nos servidores são diferentes dos utilizados em computadores normais, ou seja, eles são resistentes e aguentam uma carga maior de trabalho. Atualmente existem discos do tipo SATA que são maiores, porém mais lentos e os discos SSD que são menores, porém mais rápidos.

É importante que esses discos possuam redundância, ou seja, os dados do site estejam espelhados em mais de um disco para caso algum deles venha a falhar o servidor não pare de funcionar.

Tráfego ou transferência mensal

O tráfego ou transferência mensal se refere a quantidade de dados que são trafegados pelo site, ou seja, sempre que alguém acessa um site, dados são transferidos do servidor para o computador do usuário. Sites com pouca visitação tendem a consumir pouco tráfego. Por outro lado, sites com grande visitação tendem a consumir um maior volume de tráfego.

Linguagens de programação

A linguagem de programação é o recurso que permite o funcionamento de sites dinâmicos como por exemplo blogs e portais. As linguagens de programação mais populares na atualidade são PHP, ASP.NET, Java (JSP), Python, Ruby, entre outras.

Para que um site funciona perfeitamente, é necessário verificar se as linguagens de programação disponíveis no servidor são compatíveis com a linguagem de programação que o site foi desenvolvido. Caso contrário o site não irá funcionar.

Bancos de dados

Assim como as linguagens de programação, o banco de dados é outro recurso importante para sites dinâmicos. Os bancos de dados servem para armazenar informações dinâmicas dos sites.
Os bancos de dados mais populares da atualidade são o MySQL, PostgreSQL, MSSQL Server, entre outros. É muito importante analisar qual a opção mais adequada para o seu site.

Backup

Tão importante quanto o armazenamento dos arquivos do seu site, é a realização de rotinas de backup. O backup nada mais é do que uma cópia de segurança dos arquivos do seu site. O backup tem o objetivo de restabelecer o servidor em caso de pane quando ocorre perda dos arquivos originais.