hosting image
Dicas para melhorar a performance do seu WordPress

Dicas para melhorar a performance do seu WordPress

O CMS WordPress não é uma plataforma pesada, porém, ele pode se tornar lento se você não se atentar às atualizações do sistema, de seus plugins e do seu tema.

Iremos te apresentar algumas dicas que irão te ajudar a melhorar e muito o desempenho do seu site.

 

1. A primeira dica é testar a performance do seu site

Fazer esse teste irá permitir saber quais pontos precisam ser melhorados. o PageSpeed Insights do Google faz um diagnóstico e mede o desempenho do seu site. Além disso, faz sugestões do que você pode fazer para melhorar o desempenho do site.

O PageSpeed vai te deixar fera em performance. Mais uma coisa boa é que essas sugestões que ele faz, servem para todos os sites. Ou seja, quando você for trabalhar em projetos futuros, você irá lembrar das dicas e já irá executá-las durante o desenvolvimento do seu projeto e não mais na fase de publicação.

 

2. Fique atento as atualizações do seu WordPress

Manter seu WordPress atualizado é imprescindível! Geralmente essas atualizações vem com o código já otimizado para diminuir o consumo de recursos junto ao servidor, ou seja, melhora o desempenho do site. Sem contar as melhorias de segurança.

 

3. Só instale plugins extremamente necessários

A utilização de plugins sempre traz problemas relacionados à performance e segurança. Por isso, pense bem antes de instalar. Se o fizer, fique atento às atualizações e monitore o desempenho do site antes e depois da instalação. Caso a performance esteja prejudicada, considere a substituição do plugin.

 

4. Utilize um plugin de cache

O que é cache?

O cache é o armazenamento temporário de imagens e arquivos em seu computador, para reduzir o tempo de carregamento do site. Ou seja, alguns arquivos são salvos em seu computador para que quando o site seja acessado ao invés de baixar a imagem do site novamente, ele vai pegar a que salvou no seu computador. Dessa forma, o site irá carregar mais rápido.

Existem plugins muito bons que fazem esse trabalho. Aqui podemos citar 2 opções o WP Super Cache e o W3 Total Cache.

 

5. Opte por utilizar um tema leve

Se você vai desenvolver seu tema do zero, uma boa base é o tema padrão do WordPress, o Twenty Fifteen. Ele é simples, leve e super rápido pois não usa muitos recursos em sua estrutura, recursos que talvez você sequer irá utilizar.

 

6. Bloqueie os spams e os bots

Uma boa dica para fazer esses bloqueios é a utilização de plugins como o Akismet(que é muito leve) ou o Captcha.

Com essas dicas básicas, certamente seu site ficará com uma excelente performance e desempenho!