hosting image

O que é cPanel?

Você sabe o que é ou já ouviu falar no cPanel? O cPanel é um painel de controle de hospedagem de sites baseado em Linux que oferece uma interface gráfica e ferramentas de automação que tem o objetivo de facilitar o processo de hospedagem de sites.

Não existem estatísticas exatas, porém podemos afirmar que atualmente o cPanel é o painel de controle de hospedagem de sites mais utilizado no mundo. Segundo o próprio cPanel, a cada 6 segundo um domínio é criado em um painel de controle cPanel ao redor do mundo.

O cPanel foi inicialmente desenvolvido pelo programador John Nick Koston e teve sua primeira versão lançada em 1997, ou seja, a mais de 20 anos. Originalmente o cPanel foi desenvolvido para ser utilizado exclusivamente pela empresa Speed Hosting, uma empresa de hospedagem de sites que não está mais em atividade. Na época Nick era sócio da Speed Hosting. Posteriormente, ele saiu da empresa para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do cPanel. Atualmente a cPanel Inc está sediada na cidade de Houston/TX nos EUA.

O cPanel é um software proprietário e utiliza principalmente a linguagem de programação PERL. Atualmente o cPanel é compatível apenas com a plataforma Linux e pode ser instalado nas distribuições CentOS, Red Hat Enterprise e CloudLinux OS. O cPanel tinha suporte para funcionar no FreeBSD, porém esse suporte foi descontinuado na versão 11.30. Havia um projeto para utilizar o cPanel em servidores Windows que se chamava Enkompass, porém o mesmo foi encerrado em fevereiro de 2014.

Uma vez instalado em um servidor, o cPanel instala e gerencia uma série de aplicativos que são necessários para o funcionamento do serviço de hospedagem, entre os quais podemos destacar: Apache, MySQL, PostgreSQL, BIND, PureFTP, Exim, entre outros.

O cPanel possui uma estrutura de 3 níveis fornecendo recursos para administradores, revendedores e usuários finais. cPanel é o nome dado a área que os usuários finais tem acesso. Já a área que os revendedores e administradores tem acesso é chamada de WHM (Web Host Manager).

O acesso ao painel do usuário final (cPanel) permite ao usuário a realização de várias configurações da sua conta, como a criação de caixas postais, bancos de dados, domínios adicionais e apontados. Também é possível ver estatísticas de uso da conta, entre outras funcionalidades.

Já no acesso do WHM com privilégio de Revendedor é possível a criação e exclusão de contas de hospedagem, criação de planos alteração de senha de clientes, entre outras funcionalidades.

Já o acesso ao WHM com privilégio de administrador (root), além das funções de revendedor é possível a realização das principais configurações do servidor como instalação de softwares, módulos, reinicialização de serviços entre outras.

O cPanel possui a versão padrão que é voltada para servidores dedicados e também existe uma versão “cPanel Optimezed” que é uma versão otimizada para rodar em servidores VPS. Essa versão consome menos recursos do servidor para poder funcionar.

Atualmente existe uma série de softwares que são desenvolvidos para funcionar integrados ao cPanel. Entre os quais podemos destacar o Softaculous, Fantastico, Instalatron, RVSkin, entre outros. No site do próprio cPanel é possível conferir a lista com todos esses softwares.

O cPanel também possui certificações para profissionais que trabalham com o cPanel & WHM. São vários tipos de certificações, desde a área de vendas, passando por certificações para profissionais de suporte e administradores de sistemas.

Sem dúvida, desde o seu surgimento, o cPanel revolucionou o mercado de hospedagem de sites uma vez que facilitou bastante o dia a dia de administradores de sistemas e usuários finais. Pelo visto, o cPanel vai passar ainda muito tempo fazendo parte do nosso dia a dia.

Agora que você já sabe o que é cPanel, que tal conhecer nossos serviços de Hospedagem de site, Revenda de Hospedagem e Servidor VPS que já possuem o cPanel instalado? Acesse www.k2host.com.br e confira!