hosting image

Você sabe o que é um domínio?

Algumas pessoas costumam dizer que um domínio é o endereço de um site na internet. Já outras pessoas preferem dizer que o domínio é o nome ou marca de um site da internet. De um jeito ou de outro, o domínio tem o objetivo de facilitar o acesso aos sites.

Por exemplo, para acessar o site da K2Host nós digitamos no navegador o endereço “www.k2host.com.br”. Uma informação que muita gente não sabe é que o “www” não faz parte do domínio, ou seja, nesse caso o domínio é apenas “k2host.com.br”.

Antes do surgimento do domínio, os servidores eram acessados através de seu endereço IP. Um endereço IP é uma numeração que identifica cada computador ou dispositivo na internet (Exemplo de endereço IP 138.128.173.19).

Isso dificultava o acesso aos sites uma vez que não era tão simples memorizar esses endereços IP. Por esse motivo foi criado o domínio. Cada domínio é associado a um endereço IP e assim não é necessário memorizar o endereço IP de um servidor.

Tipos de domínios

Um domínio é composto por duas partes principais. A primeira parte é o que chamado de TLD (Top Level Domain) ou domínio de primeiro nível. O TLD é também conhecido como extensão de um domínio. Por exemplo, no domínio “k2host.com.br”, o TLD é “com.br”. A segunda parte é o SLD (Second Level Domain) ou o domínio de segundo nível, que no nosso exemplo é somente “k2host”.

Atualmente existem dois tipos de TLD. O primeiro tipo é o gTLD (generic Top Level Domain) ou domínio genérico de primeiro nível. Os gTLD não são vinculados a nenhum país específico. São exemplos de gTLD as extensões “.COM”, “.NET”, “.ORG” entre outras.

O segundo tipo é o ccTLD (country code Top Level Domain) ou domínio de primeiro nível com código de país. Os ccTLD são vinculados a países. Por exemplo, a extensão “.BR” são do Brasil, a extensão “.FR” são da França, a extensão “.IT” são da Itália, e assim por diante.

A partir de 2013, foram disponibilizadas novas extensões de domínios. Essas novas extensões são conhecidas como newgTLD (New Generic Top Level Domains) ou novos domínios genéricos de primeiro nível. Alguns exemplos são “.ONLINE”, “.DIGITAL”, “.PROMO” entres várias outras opções.

Curiosidade

O domínio “symbolics.com” foi o primeiro domínio registrado na internet em 15 de março de 1985. Já os primeiros domínios com final “.br” foram registrado em 1995.

Registro

Para pode usar um domínio é necessário fazer o registro do mesmo. O registro serve para garantir que uma outra pessoa não irá utilizar o mesmo domínio que outra. A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) é a entidade responsável pela administração de domínios em todo o mundo. A ICANN é uma entidade sem fins lucrativos que está subordinada ao governo dos Estados Unidos.

O registro de domínios com código de país (ccTLD) são realizados pelas entidades locais de registro de domínio. No caso do Brasil por exemplo, o registro é realizado pelo Registro.br (www.registro.br). Já domínios genéricos (gTLD) o registro é descentralizado e pode ser realizado por várias empresas credenciadas diretamente à ICANN.

Viu como é importante ter um domínio? Faça o nome da sua empresa ser conhecida pelos usuários, com credibilidade e deixando a concorrência para trás.