Qual a importância de uma boa hospedagem para o meu site?

Qual a importância de uma boa hospedagem para o meu site?

Hospedagem é o nome que se dá ao armazenamento das páginas de um site em algum local da internet para que ele possa ser acessado e lido pelos usuários. Os computadores e dispositivos móveis dos internautas, ao entrarem em um site, na verdade estão se conectando a um outro computador, que disponibiliza o conteúdo que se vê no navegador.

Os computadores que guardam um site são chamados de servidores, porque tem a função de servir os dispositivos espalhados pela internet das informações contidas nele. É verdade que qualquer computador pode ser empregado como servidor, mas uma hospedagem profissional é a mais indicada para os empreendedores.

É melhor usar empresas com infraestrutura para hospedagem porque garantem integridade e disponibilidade para o seu site. Entretanto, quem contrata o serviço precisa se assegurar da qualidade dele. Este artigo vai mostrar a importância de contar com uma boa hospedagem e como isso impacta o desempenho do site.

Confira!

Como reconhecer um bom site?

Antes de entender porque uma hospedagem de qualidade é positiva, é importante ressaltar que a preocupação com a performance do site deve nascer junto com ele. O desenvolvedor tem que se preocupar com certas características desde o projeto.

Conheça algumas delas:

Segurança

O Google possui uma série de políticas para decidir quais sites vão ocupar as primeiras posições nas páginas de resultados da pesquisa. Um dos critérios que o buscador considera mais importantes é o da segurança. É importante garantir que o site seja à prova de invasões. Assim, o uso de protocolos de segurança e de criptografia é essencial.

Carregamento

Esta é uma característica que influencia e muito a experiência do usuário. Segundo uma pesquisa do próprio Google, um site tende a ser abandonado quando o tempo de carregamento é maior do que 4 segundos. Além dos objetos que a página contém, a hospedagem faz bastante diferença quando se trata de navegabilidade.

SEO (Search Engine Optimization)

SEO é uma sigla que, em português, significa otimização para motores de busca. É o uso de um conjunto de técnicas visando o melhor ranqueamento (posicionamento nas páginas de resultados). Envolve, dentre outras coisas, o uso de palavras-chave, relevância de conteúdo, blogs com artigos bem escritos, e links internos e externos funcionais. Logicamente, o site que foi construído com técnicas atuais de SEO tem mais chance de figurar no topo dos resultados.

Conteúdo

Exige um estudo cuidadoso das necessidades do seu público. O enfoque no produto ou serviço é importante, mas não deve ser exagerado. Disponibilize um blog bem rico. Afinal, como dito acima, ele é um dos fatores de SEO mais importantes. O conteúdo deve ser atrativo, para que ele se torne referência para os seus visitantes, que vão recomendá-lo aos amigos.

Até aqui vimos os fatores que influenciam no bom rendimento do site da sua empresa. Mas além disso, há mais um ponto importante a considerar nesse aspecto: a qualidade da hospedagem.

Qual é o papel da hospedagem?

Ela tem uma missão significativa. O armazenamento das páginas precisa seguir altos padrões para fazer com que o site ganhe em performance. O servidor de hospedagem deve ser uma máquina potente, localizada em um data center, um espaço preparado onde se mantém uma grande quantidade de computadores que nunca são desligados.

Também chamados de parques computacionais, esses espaços precisam ser bem administrados. A infraestrutura precisa ser checada constantemente, passando por manutenção periódica, com testes e substituição de equipamentos quando preciso.

Contratar um serviço de armazenamento é o mesmo que alugar um espaço em disco em um servidor. Ali fica armazenado o conjunto de arquivos que compõem o
site que devem ser disponibilizados para qualquer computador do planeta.

O tipo de hospedagem adequado também contribui para a velocidade.

Hospedagem compartilhada

É aquela em que diversos sites ocupam o mesmo equipamento. Assim, eles compartilham o mesmo processador, mesma memória RAM e provavelmente o mesmo disco. Nesse modelo, como todos os sites armazenados compartilham soluções, quanto menor a quantidade de arquivos que o servidor processa ao mesmo tempo, melhor o carregamento e a velocidade do site. É indicado quando o número de acessos recebidos tende a ser estável. O custo-benefício é melhor.

Hospedagem dedicada

Este modo de armazenamento é diferente, porque conta com um servidor dedicado a um único site. Portanto, toda a capacidade de processamento vai para ele. Isso faz
com que o desempenho dele seja ainda melhor. É o mais apropriado para sites que recebem muitos acessos simultâneos, com picos ocasionais.

Servidores VPS

Esta sigla, em português, significa Servidor Virtual Privado. É um servidor físico único, que conta com um software de virtualização que pode emular vários servidores independentes, o que melhora o desempenho em relação à hospedagem compartilhada.

Cloud Servers

Nesse padrão, diversos servidores físicos reúnem suas capacidades de processamento e empregam os recursos na nuvem para manter o conteúdo dos sites. Uma característica dos cloud servers é a alta disponibilidade, já que, como são amparados por muitas máquinas físicas, a chance de “saírem do ar” é praticamente nula.

Por que é importante contratar um bom serviço de hospedagem?

É importante porque influencia diretamente a experiência de navegação. Conheça as vantagens de um serviço de hospedagem de alto nível:

Performance

A velocidade de carregamento e o tempo de resposta dos links e outros itens diminui, favorecendo a navegabilidade; afinal, o desempenho do site é um ponto crítico. Os usuários de hoje em dia não são tão pacientes e não gostam de esperar. A chance de ele buscar um site da concorrência é menor. Então, quanto mais rápido o carregamento, melhor.

E-commerces mais estáveis e rápidos

Os processos que envolvem o e-commerce vão ser executados com mais velocidade também, o que torna a jornada de compra mais fácil e faz com que os usuários recomendem seu site a outras pessoas.

Suporte técnico

É um outro ponto fundamental. Uma das características mais importantes de um bom portal é a disponibilidade, ou seja, ele não deve ficar “caindo” com frequência. É papel do serviço de hospedagem garantir a acessibilidade a qualquer tempo. Caso você note problemas do tipo, a equipe de suporte precisa dar um atendimento eficiente e restabelecer o portal o quanto antes. Não abra mão de um suporte de qualidade.

E-mail “próprio”

Contratando um serviço de hospedagem, você terá direito a certo número de endereços de email do tipo “@seudomínio”, o que confere credibilidade e profissionalismo à sua marca.

Segurança

Empregar métodos de segurança contra invasões é outra responsabilidade do serviço de armazenamento. Ele se encarrega de aplicar protocolos de segurança e criptografia.

Além dos benefícios listados, um serviço de hospedagem profissional que oferece um bom desempenho e segurança promove uma melhor colocação entre os resultados das pesquisas do Google, o que certamente privilegia sua empresa em relação à concorrência.